segunda-feira, 10 de abril de 2017

Como funciona a Cantoterapia


Na Cantoterapia antroposófica trabalhamos com fonemas e sons em movimento, conduzidos pela imaginação ativa. Primeiramente percebe se uma melhora global na saúde, na postura e no ânimo. Por exemplo, na pesquisa da Dr.ª de Psico-Neuro-Imunologia Daisy Fancourt do “Royal College of Music” em Londres mostrou-se que o Canto diminui a produção do hormônio do Stress, o Cortisol; influencia todo sistema imunológico, no qual aumenta a produção de um grupo de proteínas que regulam o crescimento e a atividade dos células e deixam o sistema pronto para se defender contra bacilos, micróbios e células tumorais e, no qual, diminuem os agentes que promovem inflamações. Além disso, em outras pesquisas mostrou-se que o canto fortalece o sistema cardiorrespiratório, cardiovascular, atua como um antidepressivo natural, promove a formação de novas sinapses cerebrais, aumentando a inteligência e aumenta a longevidade.     
Com uma terapia de canto focada, com um tratamento individual, isto pode se ampliar em uma melhora de doenças específicas e se tornar um verdadeiro caminho de cura, ou também, um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Mas, o que se sucede, como é que funcionam os exercícios?
Existem algumas pesquisas científicas que podem nos ajudar a compreender a atuação da Cantoterapia.
Na pesquisa do Sr. M. Emoto sobre as Cristais da água, podemos ver como as palavras, canções, imagens, pensamentos, intenções atuam sobre as moléculas da água e as transformam.
Veja as imagens impressionantes:






 Pensando que o ser humano é composto de cerca 70 % de água, podemos imaginar a atuação dos fonemas e sons sobre a nossa parte fisiológica. A pesquisa de Chladni (1787 “Descobertas sobre a teoria dos Sons”) sobre a atuação do som na estruturação da matéria sustenta  esta pesquisa sobre a formação das cristais da água. Enquanto Sr. Emoto expos a água a influencia de palavras, de nomes, de voz, de músicas, de imagens, congelou a água para depois fotografar as cristais formados pelas moléculas, Chladni colocou areia sobre uma chapa de ferro e tocou a chapa com um arco de violino ou emitia som em baixo de uma bacia com água. Provou se assim a atuação altamente estruturante dos fonemas e do som sobre os elementos que formam o nosso corpo.
Formas de Chladni:





Estudando a fisiologia e anatomia, podemos observar também a atuação da respiração no organismo inteiro. Num lado atua na corrente sanguínea através da oxigenação do sangue e no outro lado interfere através do movimento do diafragma no fluxo do licor na coluna vertebral, no cérebro e nos 3 canais semicirculares (o órgão do equilíbrio), por onde atua sobre os processos químicos do corpo humano.


Os movimentos que acompanham a respiração, os fonemas e os sons atuam potencializando o efeito dos exercícios, pois, segundo a ciência espiritual antroposófica, cada fonema e cada tom corresponde a uma região ou um órgão específico do corpo. O movimento correto apoia esta relação, conduzindo e fortalecendo a intenção terapêutica.
 




No mesmo sentido atua a imaginação. Cada exercício é conduzido por uma imagem, assim gera-se uma atuação mais profunda, tanto no corpo, quanto na alma. Pela pesquisa da Sr.ª Benita Cantieni, que desenvolveu o método CANTIENICA® (www.cantienica.com),  a imaginação atua na musculatura interna, esta que praticamente não é alcançada por nenhum exercício físico e que perdemos cada vez mais, quando mais nos desenvolvemos a musculatura externa. E é esta musculatura (a interna) que nos mantem eretos, que gera leveza e que organiza nossa estrutura óssea, evitando posturas prejudiciais, desgastes e deformações. A imaginação atua sobre as fáscias (faixa de tecido fibroso, situada em profundidade, que reveste músculos, órgãos e ossos do corpo), camada que é responsável para a estruturação espacial harmônica do organismo e por onde fluem, ou não, as energias. A acupuntura se utiliza dos pontos e fluxos energéticos que acontecem nas fáscias e que formam uma rede no organismo humano. Portanto, através da imaginação podemos reativar o que estiver adormecido ou bloqueado.


Um estudo muito parecido foi realizado por Mose Feldenkrais no século passado, que desenvolveu o método “Feldenkrais”, a qual trabalha igualmente com movimentos minúsculos, junto à imaginação concreta e atenciosa, recuperando movimentos perdidos, dissolvendo limitações e criando novas ligações entre os sinapses cerebrais. Portanto, a imaginação ativa atua no corpo e na alma, trazendo leveza, harmonia, equilíbrio e superação.
Além destes estudos, pesquisas e métodos desenvolvidos, dos quais a Cantoterapia aproveita, ainda acrescenta-se o ponto de vista da Antroposofia. A Antroposofia inclui nos seus estudos e pesquisas cientificas não apenas o homem visível, mas também a estrutura e o funcionamento do homem invisível em suas partes energéticos-vitais, anímicos-espirituais e a sua relação com o universo. Neste sentido resgata se, aplicando conscientemente a postura e o método cientifico, a sabedoria e os conhecimentos antigos, dos quais encontramos apenas restos nas mitologias, religiões e ciências das culturas antigas. Percebemos que o Ser Humano é um pequeno cosmo, um Microcosmo, tudo que existe no universo encontramos no Homem também. E este universo é feito a partir de fonemas e sons. Mas não só em documentos da antiguidade, mesmo no documento religioso mais moderno, na Bíblia, encontramos indícios para esta imagem.
O evangelho segundo João começa assim: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus...Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito...”
E no livro escrito por Kaka Werá Jecupé, “Tupã Tenonde”, que conta a criação do Universo, da Terra e do Homem segundo a tradição oral Guarani, podemos ler: “Nosso pai primeiro criou-se por si mesmo na vazia noite iniciada...Círculo desdobrado da sabedoria inaudível, fluiu-se divino, Todo Ouvir...Havendo se erguido da sabedoria contida em sua própria divindade e em virtude de sua sabedoria criadora, pariu a essência da palavra-alma que viria a expressar-se: humano...criou nosso pai o fundamento da linhagem-linguagem humana e fez que se pronunciasse como parte de sua própria divindade...desdobrarás enviando palavras-almas boas para que encarnem...nós e nossos filhos seremos revolvidos pela Terra e nesse revolver proveremos palavras em pé pelo chão. Sons andantes cantarão vidas, cada qual seu tom.”
Já no livro de Carlos D. Fregtman, “O TAO da Música” encontramos seguintes frases: “Tudo se manifesta através do ritmo, a dança é ritmo e a linguagem tem ritmo para ser expressão. Ritmo é a pulsação vital, a batida do coração, o fluxo da nossa respiração. Ritmo tem as fases da Lua, as órbitas dos planetas e os movimentos estrelares...Antes de tocarmos ritmos, os ritmos nos tocarem. A estrutura básica da música é semelhante a qualquer estrutura básica de elementos cinéticos. Todo universo é vibração...A matéria não é sólida, nem é sem movimento e vibração, tudo vibra ritmicamente...Quanto mais nos aproximamos do interior das moléculas, descobrimos novas partículas dançantes e menores: prótons, pósitrons, elétrons, nêutrons, quarks. Tudo se dissolve em formas e vazios, em pautas e estruturas.”
A física Quântica já chegou a provar que em cada átomo existe mais espaço do que matéria, que a matéria na verdade é luz, é energia.
Podemos entender porque então a música, o som, o canto, cuja parte mais densa é a vibração consegue interferir ativamente no nosso organismo e provocar mudanças profundas e até desdobrar se em um caminho de cura.
Bettina Happ Dietrich


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